Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

do pipo ó copo

Ponte de Prado

do pipo ó copo

Ponte de Prado

HELÉNICOS versus TUGAS

Teixeira dos Santos, na mais recente entrevista à CNN, procurou destacar as diferenças que nos separam da Grécia…

- Quero destacar o que nos separa da Grécia de maneira a que os agentes económicos internacionais deixem de fazer comparações entre os dois países.

Desde logo o ponto mais importante que nos identifica como únicos neste continente: a língua; nós falámos Português e eles Grego.

Em segundo lugar a localização. Nós estamos do outro lado. Somos o país da pontinha da Europa.

Nós entendemo-nos melhor, pois conseguimos mandar mensagens com mais facilidade. Os telemóveis não têm aquelas letras esquisitas que eles usam, e para provar posso-lhes mostrar o meu…não é preciso?... Está bem...

Nós temos a Amália e eles o Demis Roussos; aqui nem preciso de fazer grandes comparações, não é?... Alem disso a nossa Amália já morreu e é agora um mito. Nós temos um mito recente, enquanto os deles já têm milhares de anos e estão desactualizados.

Alem disso o nosso património está muito melhor restaurado que o deles; na Grécia está tudo em ruínas, com pilares caídos, enquanto aqui, nos últimos anos andámos a cimentar os nossos castelos, pedra por pedra…

E já para não falar que a grande fase dos gregos foi há não sei quantos milhares de anos, antes de Cristo. Já está tudo ultrapassado, alem de que já na altura eram um povo muito indeciso com muitos deuses. Aqui a grande expansão marítima que deu novos mundos ao mundo, ainda parece que foi ontem. Alem disso só temos um deus: Deus…

E vêm com a história de que o país deles foi-lhes cedido por zeus, uma história em que ninguém de bom senso acredita, e esse zeus que nunca ninguém viu ou falou com ele, enquanto nós começamos com um filho a bater na mãe e no seu amante, uma história muito mais credível e passível de acontecer…

- Mas Senhor Ministro, perderam a final do Euro2004 com eles…

- Imponderáveis que acontecem uma vez na vida. Mas convém realçar que antes do jogo nós éramos os favoritos. Os Gregos nem para favoritos têm estatura credível, está a ver?...

Após isto tudo, e para finalizar, quero salientar, com muita convicção, que ao contrário do deles, o nosso Sócrates ainda está vivo e de boa saúde, embora neste ponto possa reconhecer que possam existir várias leituras…

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.